segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Grupo Aondevamos Inicia Palestras e Exposições em Escolas (maio de 2001)


Neste mês de abril, nosso grupo, o Aonde Vamos, iniciou a série de palestras acompanhada de exposições que pretende desenvolver durante este ano de 2001 em diversas entidades de ensino. O evento foi realizado no CEFET Alagoas, UNED de Palmeira dos Índios, entre os dias 23 e 24 e o tema escolhido para as palestras foi "A Importância das Energias Renováveis no Contexto Atual". A exposição, montada no pátio daquela unidade, contou com a apresentação da bicicleta solar e do "Fogão Solar de Uiraúna".

OBJETIVOS DO GRUPO
Ajudar a ampliar a discussão da comunidade sobre as energias renováveis, mostrar o potencial e as prespectivas para seu uso num futuro bem próximo, além da necessidade de se desenvolver uma melhor consciência ambiental, são objetivos que o grupo pretende alcançar através destas ações. As entidades de ensino técnico são o maior alvo neste momento, pois entendemos que os técnicos hoje em formação terão grandes oportunidades de potencializar o futuro uso das energias renováveis. Além disto, com certeza, em breve, algumas formas de energias renováveis estarão abrindo muitos postos de trabalho em diversas áreas. Quanto maior o domínio e conhecimento destas tecnologias junto as pontas, mais rápida poderá ser a sua disseminação e aceitação.

O PORQUÊ DO INÍCIO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

O primeiro contato do grupo com a direção da UNED deu-se durante o ciclo de palestras do II Encontro de Eletrotécnicos, ocorrido em novembro de 2000 naquela entidade. O grupo teve a oportunidade de assistir o evento graças ao convite intermediado por um amigo que sabia que energia solar seria um dos temas integrantes. No decorrer ficamos bastante satisfeitos ao saber que aquele centro tem, incluído em sua grade, a disciplina Energias Renováveis e que é agente do PRODEEM. Tal fato nos despertou bastante interesse em ampliarmos o contato com a escola.

O grupo aproveitou o ensejo para doar a biblioteca, a título de divulgação, um exemplar da terceira edição do livro "Fontes Não-Convencionais de Energia - As tecnologias Solar, Eólica e de Biomassa" produzido e editado pela UFSC-Labsolar. Gentilmente a Prof.ª Rita de Cássia, uma das responsáveis pela organização do evento, cedeu um espaço entre as palestras para a apresentação do grupo e divulgação do livro doado, tendo a obra despertado bastante interesse de alunos e professores. Após o evento, o grupo sinalizou a intenção de realizar as palestras e exposição, tendo encontrado boa receptividade. Depois de alguns contatos e esclarecimentos ficou acertado a data para o evento.

A REALIZAÇÃO DO EVENTO

  
O evento foi iniciado com uma série de três apresentações da palestra escolhida, uma em cada turno. As mesmas foram dirigidas às turmas do terceiro ano e do curso de geração de energia, tendo a escola reservado os devidos espaços no horário destes. As apresentações foram feitas na sala de recursos visuais e contou com o aporte de retroprojetor e videocassete. Os tópicos desenvolvidos foram os seguintes::

  • A composição da atmosfera e sua importância na vida terrestre
  • Os combustíveis fósseis e os problemas no balanço térmico do planeta.
  • Os perigos da energia nuclear
  • Por que, quando falamos em energia, lembramos logo eletricidade?
  • Algumas formas de utilização da energia solar
  • Energia eólica – Breve histórico e estado atual da tecnologia
  • Hidrelétricas – Eficiência e flexibilidade.
  • Biomassa – Vantagens e cautelas.
  • As vantagens das fontes descentralizadas de energia.
  • As energias renováveis no contexto urbano
  • As energias renováveis no contexto rural.
  • Expectativas para a ampliação da participação na matriz energética mundial.

Em complemento, foram apresentados dois vídeos produzidos pela Abrava: "Manual Técnico Básico de Aquecimento Solar" e "Aquecimento Solar: Uma Alternativa Brasileira". Também foi apresentado os exemplares dos livros que, posteriormente, foram doados pelo grupo a biblioteca, sendo eles:

  • Fontes Não-Convencionais de Energia - As tecnologias Solar, Eólica e de Biomassa - UFSC / Labsolar
  • Tecnologia do Biogás - UFPB / LEB/CCA
  • O biodigestor Chinês-Brasileiro - EMBRATER

Ainda no primeiro dia à tarde, foi montado a exposição que constou da apresentação da bicicleta solar e do fogão solar da Fábrica Alternativa Comunitária de Fogões Solares. A exibição permaneceu até o segundo dia, tendo despertado bastante atenção dos alunos e da comunidade, inclusive obtendo sua divulgação ao vivo na Rádio Palmeira FM, que prestigiou o evento. No seu decorrer, um dos resultados que pudemos perceber foi a reação das pessoas, que, inúmeras vezes, levantaram o questionamento do porquê não se utilizar mais intensamente as energias renováveis, principalmente na região nordeste.

CONTINUIDADE E EXPECTATIVAS
O grupo já tem diversos contatos feitos com entidades de ensino para multiplicar as palestras / exposições, e em breve já deverá ter algumas datas marcadas.O reboque adquirido por um dos integrantes agora permite o rápido deslocamento da exposição que deverá sempre acompanhar as palestras.
Já foi conseguido, com empresas da área de renováveis, a promessa de doação de maquetes didáticas de sistemas de aproveitamento de energias renováveis, que, em breve, deverão estar integrando o material da exposição, ampliando em muito o alcance da mesma.

DIVULGAÇÃO DE LIVROS
Atualmente existem diversas obras nacionais sobre energias renováveis produzidas por universidades como a UFSC, UFPB e UFPE, escritas para um público mais abrangente, mas que infelizmente, raramente são encontradas nas bibliotecas de escolas e centros técnicos. Divulgar estes livros, também entendemos como uma boa forma de potencializar o uso das renováveis. Assim, paralelamente as palestras e exposições, estaremos fazendo doação de exemplares de alguns destes livros, ainda que, devido as limitações de recursos do grupo, em pequeno número - um por título.
Aliás, em breve, deveremos lançar uma campanha no intuito de promover a formação de seções especializadas nas bibliotecas dos centros de ensino técnico e superior. Estamos pensando alguns detalhes, mas o certo é que não intermediaremos a distribuição dos livros. Colocaremos o site a disposição para cadastrar as entidades de ensino e incentivar a doação, sugerindo alguns títulos, de forma que tais doações sejam feitas diretamente do doador à entidade escolhida. As empresas que colaborarem deverão receber um espaço no site para identificação da sua participação na campanha. Esperamos, assim, poder viabilizar nossa intenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário