quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Alagoas em Destaque na Utilização da Energia Solar (janeiro de 1999)


Foto dos painéis solares fotovoltáicos de uma estação de carga de baterias.

Despertando bastante interesse e atraindo a atenção da imprensa, a comunidade Cadoz foi o ponto de partida do projeto Energia Renovável, tendo sido implantada uma estação fotovoltaica de carga de baterias. O sistema foi dimensionado para atender 50 residências, um posto de saúde, uma escola, e uma igreja, beneficiando 236 habitantes. Por se tratar de uma unidade pioneira, necessitando, como tal, contínuo monitoramento, o local escolhido dista poucos quilômetros da capital, e hoje a comunidade já dispõe da rede elétrica convencional. O projeto está sendo revisto, mas continua ativo. Atualmente a fundação já tem implantadas outras modalidades de sistemas de utilização da fotoconversão e, segundo a mesma, seu programa é o que tem , em todo o país, o maior número de pessoas atendidas pela fotoeletricidade, aproximadamente 3645.
O QUE NOS FALARAM OS CONSULTORES DO PROJETO DURANTE NOSSA VISITA

SOBRE A EXPERIÊNCIA CADOZ
Vista da estação de carga de baterias do povoado Cadoz
Problemas verificados numa unidade pioneira ( Dr. José Roberto) - Tivemos pequenos problemas desta ordem, como a escolha e adequação da bateria a ser utilizada. Devido à falta de tais componentes com características específicas às nossas necessidades, tivemos que passar por vários marcas e modelos até definir o tipo mais adequado, são características não apresentadas em catálogos de fabricantes que fazem a diferença. Em relação ainda às baterias verificamos que alguns usuários, buscando a utilização da carga da bateria por um maior período, eliminavam os limitadores de descarga do circuito, comprometendo sua vida útil. São situações só evidenciadas no acompanhamento após a implantação.
 
Resultados obtidos com a implantação ( Dr. José Roberto ) - A etapa Cadoz demonstrou, na prática, que o modelo de Estação de recarga é bastante viável, e se atualmente estamos mais voltados para o modelo SHS (Solar Home System), tal fato se deve principalmente à queda de preço dos painéis fotovoltaicos, o que tornou mais compensador economicamente sua implantação, mas dependendo da concentração de moradias, a estação de recarga de baterias continuará sendo uma alternativa, inclusive poderemos utilizar variações, como a proposta de rede de distribuição para recarga. Tudo dependerá do momento e das condições oferecidas pela região a ser beneficiada.
SOBRE NOVOS PROJETOS E EXPLORAÇÃO DE OUTROS TIPOS DE ENERGIAS RENOVAVEIS
Energia eólica ( Dr. David Cerqueira ) - A energia eólica mostra grande viabilidade em sistemas de grande porte, na faixa de 300 KWatts até 2 MWatts, quando conectadas a rede de distribuição, já existindo máquinas comerciais nesta faixa de potência e apresentando custos compatíveis com a energia hidráulica, mas ainda se mostra inadequada para pequenos sistemas, principalmente devido a problemas de custo de manutenção, além disto temos o problema da disponibilidade de vento, que na região semi-árida não é muito favorável, tornando seu uso pouco compensador em relação à energia solar, a melhor opção neste caso seria fotovoltaico-eólico ou apenas fotovoltaico.
A Fundação virá a atuar na área de eólica também. Como mostra disto, já temos estudos preliminares de viabilidade para desenvolver uma matriz energética baseada no bagaço de cana, gás natural e vento, destinado ao abastecimento de uma pequena cidade turística, integrada ao projeto Prodetur na região Costa Dourada.
 
Outros tipos e projetos ( Dr. David Cerqueira ) - Fechamos acordo, recentemente, com um consórcio de empresas americanas e patrocínio da USAID, para desenvolver projetos de viabilidade técnica econômica na área de renováveis em todo o nordeste, o que deve suprir a escassez de projetos em nossa região, fato bastante reclamado pelos governantes e organismos financiadores, queremos justamente suprir esta falha. Temos Convênio com Ministério das Minas e Energia integrando o Prodeem, projeto financiado a fundo perdido, que contempla todas aplicações sociais com energia renovável para comunidades isoladas, como abastecimento de água e eletrificação para escolas, postos de saúde e associação comunitária entre outros. Estamos também assinando acordo de cooperação com uma empresa americana que desenvolveu uma máquina de fabricação de gelo a partir da radiação solar direta, utilizando amônia em ciclo fechado, e que promete grande aplicabilidade, como em regiões produtoras de pescados e leite onde não se disponha de eletricidade, e abrindo ainda a possibilidade de se ter futuramente refrigeração ambiental de funcionamento similar.
Enfim estamos abrindo uma série de possibilidades para fortalecer o pólo de energia renovável em nossa região, permitindo-se eliminar a dependência tecnológica e financeira do sudeste, através de abertura de cooperação direta com os Estados Unidos, Europa e Organizações multilaterais de desenvolvimento e outros.


 COMO FUNCIONAM OS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS IMPLEMENTADOS NO PROJETO ENERGIA RENOVÁVEL DA FUNDAÇÃO TEOTONIO VILELA

ESTAÇÃO DE CARGA DE BATERIAS
Estação de carga de baterias instalada pela Fundação
Nesta modalidade a fotoconversão é feita através de 2 painéis fotovoltaicos totalizando 50 módulos de 24 Watts, com a geração total de 1.2 KWatts. A energia obtida alimenta uma estação de carregamento de acumuladores para carga simultânea de 12 baterias/dia, as baterias de 100 A/h são acondicionadas em módulos com limitador eletrônico de descarga e tomada de força, os módulos assim permitem fácil transporte até as residências, que dispõem de circuito de iluminação de duas lâmpadas, além de uma tomada para uma pequena TV ou rádio, a conexão é feita facilmente por plug/tomada e cada carga dura em média uma semana, quando então o módulo deve ser desconectado e transportado até a estação para receber nova carga..

n.º de instalações: 18  // n.º de pessoas beneficiadas: 3645

SOLAR HOME SYSTEM
Adicionar legenda

Neste tipo de implementação o conjunto composto por sistema gerador ou painel fotovoltaico, circuitos de carga e baterias, é instalado individualmente nas residências a serem eletrificadas, sendo um sistema autônomo, capacitado a prover o funcionamento contínuo com a média de utilização diária de 3 a 4 horas , o conjunto é formado por 1 painel fotovoltaico de 53 Watts pico, 01 bateria de 54 A/h, controlador de carga de 8A, disponibilizando o funcionamento de 02 lâmpadas PL de 11W e um TV ou equipamento de som.

n.º de instalações: 3 x 30  // n.º de pessoas beneficiadas: 450


Nenhum comentário:

Postar um comentário