Motor Elsbett ou Elko - multicombustível bastante difundido por um período |
A Elsbett surgiu no mercado na década de 80, em plena motivação da implementação de novas fontes energéticas dada pela crise do petróleo, com um motor multicombustível ideal para consumo de óleos vegetais "in natura", o motor Elko. Desenvolvido na Alemanha pelo engenheiro Ludwig Elsbett é, a grosso modo, um motor de ciclo diesel semi-adiabático otimizado para funcionar com quase todos tipos de combustíveis, sem alterações.
No Brasil, foram feitas várias demonstrações com instalação em veículos nacionais, tendo apresentado bons resultados de desempenho e economia, segundo as revistas especializadas da época, que promoveram farta cobertura sobre o assunto. Vários acordos foram ensaiados para produção do motor no país, mas não se concretizaram.
No Brasil, foram feitas várias demonstrações com instalação em veículos nacionais, tendo apresentado bons resultados de desempenho e economia, segundo as revistas especializadas da época, que promoveram farta cobertura sobre o assunto. Vários acordos foram ensaiados para produção do motor no país, mas não se concretizaram.
Mesmo na Europa, o motor multicombustível não conseguiu o mercado esperado e a empresa partiu para produção de kits de conversão para motores diesel em motores a óleo vegetal. Esta oferta de conversão está disponível no Brasil pela empresa Fendel Tecnologia que utiliza os kits da Elsbett. Conversamos com o responsável pela empresa, o engenheiro Thomas Renatus Fendel, ferrenho defensor do uso dos biocombustíveis, que nos falou desta parceria e de seus planos para desenvolver tecnologia própria para conversão de motores diesel para consumo de óleos vegetais, opção bem mais barata que os motores multicombustíveis e, também, mais difundida atualmente, como nos esclareceu ele.
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Falemos inicialmente da sua parceira, a Elsbett, que já esteve no Brasil, na década de 80, no auge da crise do petróleo, com os surpreendentes motores Elko, que praticamente consumiam tudo que era óleo: o diesel, de amendoim, de soja e outros óleos vegetais inclusive óleo de fritura já utilizado. Que produtos a Elsbett oferece atualmente em termos de motores multicombustíveis?[Fendel] Eles oferecem kits de transformação de motores Diesel para óleo vegetal
Na Europa, já existe uma política ou mesmo pontos de distribuição de óleos vegetais “in natura” para atender os automóveis?[Fendel] Existem aproximadamente 20.000 veículos transformados e abastecidos com óleos vegetais em postos específicos e "em casa", em reservatórios de 1000 litros reabastecidos por caminhões pipa.
Quais os óleos vegetais mais utilizados na Europa?
[Fendel] Basicamente se utiliza em grande escala o óleo de Colza (Canola, Raps).
[Fendel] Basicamente se utiliza em grande escala o óleo de Colza (Canola, Raps).
E há outra opção de fabricantes ou de tecnologia, além da Elsbett?Sim, pelo menos mais sete, só na Alemanha. Há uma lista disponível na Internet no endereço: http://www.regoel.de/PDF/Bewertung_Umruester.pdf
Na sua opinião por que, a nível governamental, se fala razoavelmente em biodiesel e bem menos em motores que consumam óleo vegetal bruto? A opinião de alguns especialistas é de que as duas opções se completariam: O biodiesel facilitaria a introdução do óleo vegetal nas frotas automotivas atendendo os motores diesel atuais, sem requerer modificações, no máximo ajustes. Já os motores multicombustíveis e a óleos vegetais consolidariam gradativamente os óleos vegetais brutos, de menor custo, pela renovação das frotas e conversões dos motores, que são processos mais demorados e requerem investimento do usuário final. O senhor concorda com esta opinião?[Fendel] Concordo que o Biodiesel é transitório entre a era fóssil e a era da bioenergia. Acho que o governo deveria investir também nos óleos vegetais puros.
Falando agora de Brasil e de sua empresa. Que produtos da Elsbett está oferecendo ao nosso mercado e quais são seus clientes potenciais? Já existem nichos de mercado identificados?[Fendel] Minha parceria com a Elsbett se encontra em banho Maria, percebo que o negócio deles é vender. Estou desenvolvendo a tecnologia nacional sozinho. Os nichos são infinitos, onde se necessita de energia se deve usar a definitiva bioenergia.
Quais são as nossas melhores opções de óleos vegetais combustíveis?
[Fendel] Temos tantas espécies que é difícil escolher as melhores. Temos dendê, mamona, babaçu, girassol, caroço de algodão, pinhão manso, soja, e outras centenas.
[Fendel] Temos tantas espécies que é difícil escolher as melhores. Temos dendê, mamona, babaçu, girassol, caroço de algodão, pinhão manso, soja, e outras centenas.
Que veículos ou motores podem ser convertidos? E quais as vantagens de se ter um multicombustível no Brasil?
[Fendel] A princípio, todos os motores Diesel podem ser transformados para óleos vegetais. Considero bobagem o tal do multicombustível. É um modismo inócuo. Penso que se deveria otimizar os motores para um só combustível. Seriam mais baratos e mais eficientes.
[Fendel] A princípio, todos os motores Diesel podem ser transformados para óleos vegetais. Considero bobagem o tal do multicombustível. É um modismo inócuo. Penso que se deveria otimizar os motores para um só combustível. Seriam mais baratos e mais eficientes.
Para termos uma idéia de valores. Qual seria o custo aproximado para a conversão de um motor diesel automotivo típico de camionetes médias?
[Fendel] Carros R$ 2.000,00 - camionetes R$ 3.000,00 e caminhões R$ 4.000,00
Que benefícios a utilização de óleos vegetais como combustível traria para o país?[Fendel] Independência energética, seqüestro de carbono, emprego, desenvolvimento, biofertilizantes, sustentabilidade, a volta do homem ao campo, dignidade política, exportações de bioenergias preferencialmente a preços justos, etc.
O que é necessário para se legalizar a conversão? Já é possível esta legalização em qualquer estado?
[Fendel] Embora na lei do Denatran n. 04/86 conste no anexo V na tabela de combustíveis o óleo vegetal como item 8, na prática os Detrans se negam a legalizar os veículos. Estou impetrando um mandato de segurança para poder andar com os meus carros.
[Fendel] Embora na lei do Denatran n. 04/86 conste no anexo V na tabela de combustíveis o óleo vegetal como item 8, na prática os Detrans se negam a legalizar os veículos. Estou impetrando um mandato de segurança para poder andar com os meus carros.
Existem perspectivas da oferta de novos produtos pela Fendel?[Fendel] Quero desenvolver estes bioconversores para todos os motores. Bem como as demais bioenergias: biogás, carvão vegetal, alcatrão, briquetes de resíduos, gaseificadores, etc.
Qual a maior dificuldade que tem enfrentado para desenvolver essa tecnologia? Tem tido algum apoio?
[Fendel] A maior dificuldade são os estúpidos subsídios e a ignorância. Veja, estão vendendo o sujo gás natural, quase que de graça. Pensam que energia é algo barato. Escondem a realidade da exaustão das fontes fósseis. Não querem aprender ou entender que os vegetais sequestram carbono da atmosfera, e que o saldo de carbono atmosférico das bioenergias é negativo, ou seja, com o uso intensivo dos vegetais estamos promovendo o efeito geladeira, o contrário do efeito estufa.
Tenho recebido o apoio moral de inúmeras pessoas, e sou aplaudido em pé nos seminários em que me infiltro. Junto às bioenergias, também divulgo minha ENERNET, outro projeto igualmente fantástico.
[Fendel] A maior dificuldade são os estúpidos subsídios e a ignorância. Veja, estão vendendo o sujo gás natural, quase que de graça. Pensam que energia é algo barato. Escondem a realidade da exaustão das fontes fósseis. Não querem aprender ou entender que os vegetais sequestram carbono da atmosfera, e que o saldo de carbono atmosférico das bioenergias é negativo, ou seja, com o uso intensivo dos vegetais estamos promovendo o efeito geladeira, o contrário do efeito estufa.
Tenho recebido o apoio moral de inúmeras pessoas, e sou aplaudido em pé nos seminários em que me infiltro. Junto às bioenergias, também divulgo minha ENERNET, outro projeto igualmente fantástico.
Podemos anotar A ENERNET como pauta para uma nova entrevista ?[Fendel] Sem dúvida, pois se trata de um projeto que inclusive engloba as bioenergias no eficiente modo de cogeração. Resumindo, a ENERNET é semelhante à rede de informação (Internet) na área de energia elétrica, em que os pequenos particulares possam injetar energia elétrica nas redes concessionárias, através das infinitas fontes que a natureza nos proporciona.
Obrigado pela receptividade e disposição. Desejamos muito sucesso em vossos empreendimentos de energias renováveis.
[Fendel] Também agradeço esta grande oportunidade de poder divulgar as bioenergias definitivas, único meio a perpetuar nossa espécie. A quem gostaria de mais informações, convido a visitar www.fendel.com.br onde se encontra grátis para leitura o meu livro: "Brasil, até quando?" que trata de sugestões .
Então, até a próxima.
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Thomas Renatus Fendel, natural de Rio Negro no Paraná, é Engenheiro mecânico, formado pela UNESP - Universidade Estadual Paulista. Notório defensor da utilização dos biocombustíveis, é proprietário da Fendel Tecnologia, parceira para o Brasil da Elsbett. Além disso, projeta e desenvolve máquinas e dispositivos para utilização das energias renováveis, em especial.
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