quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Biodigestor Rural com Campânula de Vinil Mostra Bons Resultados no Rio Grande do Norte (julho de 2004)


No Rio Grande do Norte, um biodigestor rural com gasômetro de vinil instalado na Fazenda Bebida Velha vem demonstrando bons resultados no  fornecimento de biogás e biofertilizante. Ativado em janeiro de 2002, foi planejado para alimentar com biogás, em substituição ao GLP, os aquecedores do aviário da fazenda
Com capacidade para 600 m³ de efluente (mistura de esterco bovino e água) vem produzindo um volume de biogás suficiente para substituir o consumo de 25 botijões de gás de 13 kg por semana que se tinha anteriormente, representando uma economia de aproximadamente três mil reais mensais. Segundo Camilo Carneiro, proprietário e  responsável pelo empreendimento juntamente com seu pai, Adolpho Carneiro, a produção de biogás só não é maior por falta de demanda energética. Atualmente a produção de biogás corresponde à metade de sua capacidade, pois foi prevista expansão do aviário quando no dimensionamento do biodigestor. A alimentação é feita com esterco de 150 rezes bovinas criadas em regime de confinamento para corte. O uso do biofertilizante na lavoura também foi contabilizado como benefício nos cálculos de viabilidade econômica e atualmente é fator consorciado de retorno do investimento. A produção é utilizada integralmente na própria fazenda. Carneiro afirma que seu uso tem demonstrado resultados melhores que o esterco cru, como era utilizado antes do biodigestor. A higienização é outra vantagem da implantação do biodigestor, evitando odores e proliferação de parasitas.

VIABILIDADE ECONÔMICA
Para Camilo Carneiro, biodigestor rural é viável, desde que haja demanda para utilização global de seus produtos, biogás e biofertilizante. As considerações de aspectos locais no projeto devem ser minuciosas.  Disponibilidade de água, regime de criação em confinamento, proximidade entre o curral e o biodigestor são fatores essenciais.  O retorno do investimento vai depender muito dessas condições, que, para ele, se não forem favoráveis, inviabilizam o empreendimento, principalmente pelo custo da mão de obra necessária. Disse ainda que seu biodigestor deve se pagar com mais um ano, ou seja, após três anos de uso. Mas, acrescentou que se a demanda energética fosse maior, esse tempo poderia ter sido de dois anos aproximadamente. Quanto ao custo de implantação, calcula que a preços de hoje deve ficar em torno de oitenta mil reais.

PROJETO E ATIVAÇÃO

Parte visível do sistema de agitação: compressor, cilindro de armazenamento e filtros
O biodigestor da Fazenda Bebida Velha foi concebido em função do aproveitamento do biogás para alimentação do aviário. Mas, como explicou Carneiro, seu planejamento considerou todas as atividades mantidas na fazenda: lavoura, criação de gado de corte e avicultura. Todas foram integradas e beneficiadas. O projeto do biodigestor foi encomendado a empresa paranaense Bioma. A campânula de vinil foi comprada diretamente do fabricante Sansuy. O projeto e a construção foram acompanhados passo a passo pelos proprietários e toda mão de obra e material utilizado, exceto a campânula de vinil, foi adquirido localmente ou na capital do estado, Natal. Para garantir baixa utilização de mão de obra, o curral mudou de local vindo para junto do local da construção do biodigestor. Um cuidado tomado está no piso, todo cimentado. O que, na coleta do esterco,  evita mistura de areia ou pedras.  Por possuir campânula de vinil, o biodigestor foi construído junto a uma barreira vegetal, formada por eucaliptos, para evitar ataque de ventos. Posteriormente, uma outra foi providenciada para complementar esta  proteção.

 Quanto ao modelo do biodigestor, trata-se de um modelo horizontal (a altura não é a maior medida) de formato retangular, com campânula de vinil vedada por selo d'água, funcionamento em ciclo contínuo. O sistema de agitação, indispensável em modelos com esta capacidade, funciona com insuflação do próprio biogás pressurizado a 120 libras. A injeção é feita por tubos de PVC para alta pressão distribuídos no fundo da câmara de fermentação. Além do compressor e cilindro de armazenamento o sistema conta com filtros para eliminar traços de gases indesejáveis resultantes da fermentação.  A condução do biogás produzido até o local de consumo é feita por tubos de PVC comuns, para isso foi utilizado um redutor de pressão alimentado por uma derivação do mesmo sistema  de pressurização utilizado na agitação. O redutor permite uma pressão de trabalho no circuito de distribuição de 40 libras. 

MANUTENÇÃO E INTEGRAÇÃO
Motor veicular utilizará biogás para bombear biofertilizante
Segundo Camilo Carneiro, a ativação do biodigestor não apresentou problemas. Em mais de dois anos de funcionamento os principais reparos ocorridos foram na campânula, mas que considera aceitáveis e de fácil execução, sendo feitos no próprio local. O crescimento da vegetação utilizada na segunda barreira contra o vento deverá diminuir as incidências, acredita ele.
A integração do biodigestor com a fazenda chamou-nos a atenção e vemos como um dos pontos altos do empreendimento. A única coisa que percebemos ter sido subtraída foi o “cheirinho de esterco curtido”. Como o biodigestor possui selo de água, nenhum cheiro escapa do biodigestor. Não se percebe também  presença de moscas.

Certamente, um fator importante para os resultado obtidos, é o bom nível  de formação técnica dos proprietários, Camilo Carneiro e seu pai são engenheiros. A interação deles com o sistema é constante. Melhoramentos estão sendo implantados a cada dia. A aplicação e distribuição do biofertilizante, por exemplo, atualmente feitas por trator-pipa com pulverizador, em breve passarão a ser feito por dutos. O bombeamento será feito por motor a combustão veicular, já adquirido, que será adaptado para utilizar biogás como combustível.

CARACTERÍSTICAS DO BIODIGESTOR DE BEBIDA VELHA
Modelo...................................... : Horizontal de formato retangular
Câmara de Fermentação............. : Em alvenaria, com capacidade para 600 m 3
Alimentação............................... : Contínua com operação de pré-mistura
Material orgânico saneado........... : Esterco bovino de 150 rezes diluído em água
Proporção de mistura.................. : Um litro de água para cada Kg de esterco
Sistema de agitação................... : Insuflação do biogás pressurizado a 120 libras
Campânula................................. : Em vinil com selo d'água sobre as bordas
Utilização atual........................... : Aproximadamente 50% da capacidade de produção
Produção energética atual........... : O equivalente a  325 Kg de GLP por semana
Mão de obra para operação......... : Um funcionário
Início da ativação........................ : Janeiro de 2002
Retorno do investimento.............. : Previsto para três anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário